Metodologia Ativa como Base do Processo Ensino/ Aprendizagem: Um Relato de Experiência

Autores

  • Carina Aleixo Oliveira Sampaio
  • Jaqueline Amaral de Almeida Dourado
  • Patrícia Bezerra Sena
  • Thais Mirelle de Jesus Sousa

DOI:

https://doi.org/10.35753/rchsi.v3i2.30

Palavras-chave:

Acreditação Hospitalar, Aprendizagem, Capacitação, Gameficação, Metodologia Ativa

Resumo

Esse estudo relata a experiência vivenciada pelo setor de Desenvolvimento de Pessoas, de um hospital de grande porte em Salvador-BA, Brasil, na utilização de metodologia ativa para construção e execução de treinamento através da gameficação. Foram elaborados dez jogos didáticos e organizados em um circuito com objetivo de divulgar as temáticas relacionadas às práticas exigidas por um programa de certificação internacional para a equipe multiprofissional do hospital. O treinamento ocorreu em um período de 9 meses com a participação de 2.250 colaboradores, demonstrando uma boa participação e receptividade das diversas categorias profissionais. Foi percebida a aprendizagem durante a execução dos jogos através dos mediadores que verificavam a assertividade e corrigiam as inconsistências nas questões abordadas. Esse formato de treinamento foi uma estratégia importante para auxiliar no alcance dos objetivos institucionais e para fortalecer a relevância e a visibilidade do setor de  treinamentos dentro da Instituição.

Publicado

2019-06-30