Sobre a Revista

A Revista Científica Hospital Santa Izabel (RCHSI) é uma publicação oficial da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, publicada trimestralmente, nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro, em Português e trabalhos originais bilíngues (Inglês/Português). Esta publicação foi veiculada de 2014 a 2016, com o nome Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel Santa Casa de Misericórdia da Bahia e ISSN: 2357-7908. No ano de 2017, o nome foi alterado para Revista Científica Hospital Santa Izabel, com o novo ISSN 2526-5563, e-ISSN: 2764-2089 e DOI: 10.35753, entretanto sem alterar sua estrutura, foco e objetivo.

 

A Revista Científica Hospital Santa Izabel é conduzida para fins científicos, avanço e promulgação de conhecimentos relevantes para a medicina, áreas afins e saúde coletiva.

 

Até o momento todas as edições foram publicadas sem um único atraso e distribuídas gratuitamente entre os colaboradores, instituições acadêmicas, universidades e bibliotecas. Durante esses anos de edição regular, seu propósito foi o de documentar a atividade científica que se processava no Hospital Santa Izabel (HSI) por intermédio de artigos de atualização, relato de casos clínicos, resumos de artigos de trabalhos produzidos no HSI e publicados em revistas indexadas, com comentários importantes, além de protocolos internos.

 

Vale frisar que a alta gestão, representada em sua essência máxima pelo Sr. Provedor, Roberto Albuquerque Sá Menezes, foi o apoio indispensável e decisivo para a iniciação da Revista há 5 anos e continua agora quando um salto qualitativo se impõe: a partir de 2019, já em seu primeiro número (Março), iniciamos o processo de crescimento nos propósitos e abrangência. Hoje, a RCHSI está buscando uma relação científica com vários outros órgãos ou veículos de comunicação, assim como o compromisso agora possível de publicação de trabalhos científicos originais, de produção no HSI ou em outras instituições.

 

Desta forma, a RCHSI é hoje uma revista científica peer review, com início de sua indexação nos mais variados diretórios, indexadores e repositórios de saúde, submissão online de artigos, obtenção de ISSN eletrônico e DOI, além da Língua Inglesa para os artigos originais, além dos que prescindem de abstract em seus textos. Com isto, evoluiremos para uma indexação qualificadora e que permitirá mais ampla conexão com o mundo científico afim.

 

Neste sentido, a Revista continuará com forte apoio dos envolvidos com as tarefas de ensino desenvolvidas no HSI, e passará a contar com a colaboração de editores de outras instituições, nacionais e internacionais.

Edição Atual

v. 3 n. 4 (2016): Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel
					Visualizar v. 3 n. 4 (2016): Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel

Editorial

Considerações sobre a análise de subgrupos em estudos clínicos
Gilson Feitosa

Atualização de Tema

Angiologia
Uso da fibrinólise na oclusão arterial aguda periférica
Maurício de Amorim Aquino

Cardiologia
Alteração de repolarização precoce ao ECG
Bruno Santana Boaventura

Neurologia
Distúrbios do sono e acidente vascular cerebral: causa ou efeito?
Luciana Barberino

Relato de Caso

Clínica Médica
Pseudo-hipertrofia muscular: a síndrome de Hoffmann
José César Batista Oliveira Filho

Hemodinâmica
Tratamento de doença coronariana grave com múltiplos dispositivos vasculares biorreabsorvíveis (BVS), guiado com tomografia de coerência óptica (OCT)
Joberto Pinheiro Sena

Oncologia
Metástase de câncer de colo uterino para região selar: relato de caso e revisão de literatura
Marília Sampaio

Resumo de Artigo

Cardiologia
Avaliação de risco perioperatório
Gilson S. Feitosa-Filho

Coloproctologia
Tratamento endoscópico do cisto pilonidal (E.P.Si.T.): uma abordagem minimamente invasiva
Luciano Santana de Miranda Ferreira

Ortopedia
Tratamento do pé torto congênito pelo método Ponseti
Marcos Almeida Matos

Artigo Multiprofissional

Fisioterapia
Revascularização miocárdica e troca valvar: comparação no perfil dos indivíduos
Gabriela Lago Rosier

Protocolo de Atendimento

Eventos

Instruções aos Autores

Publicado: 2024-03-05

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições